
Direito Bancário
- Superendividamento
- Análise de contratos de empréstimo e financiamentos (taxas, prazos, garantias)
- Análise do endividamento para reestruturação
- Renegociação de dívidas com desconto
- Análise do fluxo de caixa
- Reperfilamento de endividamento
- Gestão do passivo e dívidas bancárias
- Defesa em ações de:
- Busca e apreensão; execuções e ações de cobrança.
O escritório representa devedores pessoas jurídicas em contratos de empréstimos, renegociações, financiamentos, refinanciamentos, recebimentos antecipados de títulos e reestruturações de dívida.
A maioria das operações em que o Escritório Alencar Gruber Advocacia atua inclui grande variedade de garantias pessoais e reais (tendo como objeto, por exemplo, imóveis, equipamentos, aplicações financeiras, quotas de sociedades, títulos e valores mobiliários e direitos creditórios), casos em que a atuação do Escritório envolve a estruturação e negociação das garantias reais mais eficazes para cada caso (penhor, alienação fiduciária ou hipoteca) considerando o tipo de bem dado em garantia e a adequação ao tipo de operação contratada.
O Escritório Alencar Gruber auxilia, ainda, as empresas com relação à regulamentação e formalidades a serem cumpridas perante o Banco Central do Brasil, para que seja possível emprestar dinheiro com melhores taxas e maiores prazos.
COMO NEGOCIAMOS DÍVIDAS COM O BANCO?
Estar endividado não significa estar inadimplente, mesmo assim é necessário o olhar cuidadoso e global do endividamento, devem ser analisadas todas as dívidas e toda a capacidade de pagamento, e não apenas uma ou duas dívidas, porque se observadas de forma isolada poderá não ocorrer a efetiva solução esperada.
O trabalho do Escritório Alencar Gruber pode ser feito tanto para prevenir um grau de endividamento maior com risco mais elevado de inadimplência, quanto para renegociar (reestruturar) as dívidas que estão afetando o fluxo de caixa do negócio, buscando maior prazo para pagamento e melhores taxas, aliviando o caixa a fim de gerar mais oportunidades.
Em relação às dívidas em atraso o nosso Escritório executa a intermediação junto a Instituição Financeira, demonstrando a capacidade de pagamento do Cliente, regularidade de demonstrações Contábeis, e tudo que for pertinente para a tratativa com a Instituição. Assim, se estrutura a operação de forma que o Credor dê credibilidade para prosseguimento da operação, logo o caixa da Empresa será aliviado, evitando a quebra do negócio e permitindo ao Empresário enxergar melhores perspectivas futuras e investimentos rentáveis.
Seja antes da inadimplência ou após, o trabalho pelo nosso Escritório é feito com negociações estruturadas, considerando projeções de fluxo de caixa e olhando para impacto jurídico que a inadimplência pode causar tanto para a Empresa quanto para o Credor.
Nunca será correta a orientação de simplesmente “deixar estourar” a dívida e depois renegociar, pelo contrário, esse tipo de sugestão é perigosa e pode trazer mais impactos negativos para a continuidade do negócio, como inclusão da Empresa nos Serviços de proteção ao Crédito - SPC, Serasa, Banco Central – BACEN, protestos em cartórios que impedem compras com Fornecedores, e até mesmo registros negativos internos nas Instituições Financeiras.

